Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Colletia exserta Klotzsch ex Reissek EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-08-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Colletia exserta ocorre nas florestas da Mata Atlântica sulina, uma região bastante ameaçada pela agropecuária extensiva e invasão de espécies exóticas. Os dados disponíveis estimam AOO de 44 km², o que categoriza a espécie como "Em perigo" (EN). Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A procura de novas terras para suprir a demanda agrícola impõe forte ameaça pela perda de hábitat, que reduz a EOO, a AOO e o número de subpopulações. A invasão de espécies exóticas diminui bastante a qualidade do hábitat da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Colletia exserta Klotzsch ex Reissek;

Família: Rhamnaceae

Sinônimos:

  • > Colletia insidiosa ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie herbácea ramificada, subafila, glabra;espinhos eretos comprimidos; cálice campanulado com base subdilatada e lobosreflexos (von Martius, 1861). Nomes populares: "coroa de Cristo","quina", "quina-cruzeiro", "quina de Porto Alegre" (Lima, 2012).

Dados populacionais

Não há dados populacionais disponíveis.

Distribuição

Ocorre nos Estados deSanta Catarina e Rio Grande do Sul (Lima, 2012).

Ecologia

Espécie le. Ramos na parte inferior teretes, e na parte superior comprimidos. Coluna diminuindo gradualmente, planas e lisas, virescentes. Fascículos plurifloros com pulvino nigrescente (von Martius, 1861).

Ameaças

1.1.2.2 Large-scale
Severidade high
Detalhes A vegetação entre os Estados de Santa Catarina e RioGrande do Sul estão sob uma situação dramática de pressão sobre osremanescentes de vegetação natural de florestas com araucárias e campos sulinosda região, principalmente por desmatamentos e plantios de espéciesflorestais exóticas (especialmente do gênero Pinus spp.) (MMA, 2007).

1.1.1.3 Agro-industry farming
Severidade high
Detalhes A vegetação entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob uma situação dramática de pressão sobre os remanescentes de vegetação natural de florestas com araucárias e campos sulinos da região, principalmente por desmatamentos e agricultura extensiva (MMA, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- VON MARTIUS, C.F.P. Rhamnaceae. 1861. 99-100 p.

- LIMA, R.B. Rhamnaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB108425>.

- MMA, MINISTéRIO DO MEIO AMBIENTE. Proposta de Unidade de Conservação de Proteção Integral, na categoria de Refúgio de Vida Silvestre, formando corredor ecológico, no rio Pelotas e nos Campos de Cima da Serra, sul do Brasil, Brasília, DF, p.pp. 1-45, 2007.

- LIMA, R.B.D.; GIULIETTI, A.M. Rhamnaceae. 2005. 331-342 p.

Como citar

CNCFlora. Colletia exserta in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Colletia exserta>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/08/2012 - 17:34:21